O projeto do espaço educativo.
O Kindergarten na génese da escola contemporânea de Herman Hertzberger
Unidade Curricular: Dissertação
Professor Orientador: Arq. Marco Ginoulhiac
Resumo:
A presente Dissertação de Mestrado, O projeto do espaço educativo - O Kindergarten na génese da escola contemporânea de Herman Hertzberger, propõe uma análise e uma reflexão dos espaços escolares projetados pelo o arquiteto holandês Herman Hertzberger (1932- ), entre 1960 e 2007.
No conjunto de obras analisadas, foram destacados alguns temas projetuais caraterísticos dos espaços escolares. Estes temas encontram a própria origem no modelo educativo desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori (1879-1952) no início do século XX.
Nesse contexto, destacam-se os seguintes temas:
1) A polivalência da sala de aula, sendo um dos temas baseado no modelo montessoriano e de relevância nas obras do arquiteto;
2) A função distributiva e social do espaço central, assemelhando-se à piazza de Malaguzzi (1920-1994), com influências de Froebel (1782-1852);
3) A ideia de "learning street" do corredor, assumindo-se como um espaço flexível.
O estudo destes temas, entre outros, tornou-se essencial para a compreensão das escolas de Herman Hertzberger e, consequentemente, da sua
obra em geral.